quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Desportos olímpicos VI – Desportos Aquáticos (Natação Sincronizada)


A Natação Sincronizada é uma disciplina da Natação onde são executadas diversas formas de movimentos, estilos, deslocamentos, figuras e/ou combinações entre estes, executados por uma ou mais nadadoras. Estas encontram-se sincronizadas umas com as outras e com o acompanhamento musical, de forma a obter um conjunto harmonioso e estético.
A natação sincronizada desenrola-se muito para além da superfície da água e além de exigir força, resistência, flexibilidade, graça e arte, exige um excepcional controle da respiração. É um desporto “invulgar”, onde nenhuma das tarefa se pode considerar simples, se pensarmos que grande parte dos movimentos, além de enérgicos, são executados de cabeça para baixo e, sustendo a respiração.
Um clipe nasal impede a entrada de água pelo nariz, permitindo que as nadadoras permaneçam submersas por longos períodos, enquanto o cabelo é mantido no lugar por uma gelatina.
Importante também, é a coluna subaquática que deixa as nadadoras ouvir a música ajudando-as a realizar os movimentos e as figuras no momento certo.
Originalmente este desporto era conhecido como ballet na água e começou no Canadá nos anos 20 do Século passado. Chegou aos Estados Unidos no início dos anos 30.
A Natação sincronizada foi um desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de 1948 a 1968 e estreou-se como um desporto de competição em Los Angeles em 1984. É aberto apenas a mulheres, com competição em dois eventos: dueto e equipa.
A competição para os dois eventos é constituída por uma parte técnica, onde as nadadoras executam movimentos específicos, e uma parte livre onde não existem restrições à coreografia.