sábado, 3 de janeiro de 2009

Desportos olímpicos VII – Desportos Aquáticos (Pólo Aquático)


É a modalidade colectiva mais antiga praticada dentro de água. Presente desde 1900 (Paris) nos Jogos Olímpicos, em masculinos, só em Sidney (2000) vê incluída a competição feminina. Tornou-se tão popular na Europa e América do Norte que foi incluído no programa olímpico em Paris.
Este é um dos desportos mais exigentes, onde 85% do corpo está submerso. É disputado em quatro partes de sete minutos, onde é exigida a técnica e a resistência só ao alcance de poucos, devendo cada equipa executar a sua jogada em 30 segundos.
O pólo aquático começou como uma versão aquática do rugby em meados de 1800, em Inglaterra, antes de evoluir para a sua actual aparência.
Este é um desporto colectivo, semelhante ao andebol, onde as equipas tentam introduzir a bola na baliza adversária, defendida por um guarda-redes
Cada equipa é formada por sete jogadores (incluindo o guarda-redes) e seis suplentes. O “campo de jogo” é uma piscina de no mínimo 20 e no máximo 30 metros de comprimento, no mínimo 10 e no máximo 20 metros de largura e a profundidade mínima de 2 metros. A baliza tem de 3 metros de largura e 90 centímetros acima da superfície da água.
As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com excepção do guarda-redes e não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.
Existem dois tipos de bola: uma para as mulheres e outra para os homens. A bola tem entre 400 e 450 gramas, e perímetro entre 68 e 71 centímetros. À excepção do guarda-redes, não pode ser tocada com as duas mãos pelos jogadores.
As 12 equipas qualificadas (masculinas) são divididas em dois grupos para uma ronda preliminar. A 4 primeiras de cada grupo avança para os quartos-de-final e os vencedores de cada para a conquista da principal medalha.
Nas mulheres são apuradas 8 equipas, também divididas em 2 grupos, avançando as 2 primeiras de cada grupo para as meias-finais.