quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Desportos olímpicos IV – Desportos Aquáticos (Saltos)


Há mais de um século o "mergulho fantasia" entrou nos Jogos Olímpicos como um evento novo. Era simplesmente um mergulho para a água.
Os Saltos para a água são um desporto, considerado por muitos como a modalidade com a imagem plástica mais atraente em virtude do seu movimento estético e pela beleza do voo no espaço.Desde os saltos mais simples até aos múltiplos saltos mortais com ou sem piruetas associadas, efectuados a várias alturas, de trampolim ou plataforma, a capacidade do saltador em dominar o seu corpo no espaço e de o controlar em todos os seus movimentos são estes alguns dos motivos que podem conquistar a população para esta prática.
Os concorrentes realizam uma série de mergulhos e são-lhe atribuídos pontos, até ao limite de 10, dependendo da elegância e habilidade. Os pontos são depois ajustados para o grau de dificuldade, com base no número e tipos de manobras executadas. Um painel de sete juízes pontua cada mergulho, e julga os elementos como a abordagem, a descolagem, a execução e a entrada na água. Nove juízes avaliam a sincronização do mergulho. Quatro juizes a execução de cada um dos mergulhos, e cinco avaliam a sincronização.

LISTA DE EVENTOS
Masculino
- Plataforma 10m

- Trampolim 3m

- Plataforma sincronizada 10m

- Trampolim sincronizado 3m

Feminino

- Plataforma 10m

- Trampolim 3m

- Plataforma sincronizada 10m

- Trampolim sincronizado 3m