terça-feira, 15 de setembro de 2009

Desportos olímpicos XVII – Atletismo (Saltos - comprimento)


O salto em comprimento apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos antigos e fazia parte do pentatlo. Naquela época os atletas saltavam com halteres nas mãos, para ajudar no balanço. Chionis de Esparta foi o atleta mais bem sucedido dos Jogos Olímpicos antigos e ficou famoso pelo seu salto de 7.05 m.
O salto em comprimento esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos da era moderna, sendo que o seu primeiro campeão foi o americano Ellery Clark, que venceu a prova com um salto de 6.35 metros.
A prova feminina teve a sua primeira aparição olímpica nos Jogos de 1948 e a primeira vencedora foi Olga Gyarmati da Hungria.
Desde Atenas 1896 até hoje, o recorde de salto em comprimento evoluiu bastante. Em 1896, o recorde era de 6,35 metros, sendo que hoje é de 8,95 metros, pertencendo a Mike Powell, dos Estados Unidos da América, reflectindo a evolução da táctica de salto dos competidores.
O recorde do mundo de salto em comprimento pertenceu a Bob Beamon (EUA) durante 23 anos, com a marca de 8.90 m, obtida nos Jogos Olímpicos de 1968, realizados no México. O salto foi obtido em altitude, com 2 m/s de vento traseiro e foi superado apenas em 1991, por Mike Powell.
O recorde feminino pertence a Galina Chistyakova, da União Soviética, com 7.52m, tendo sido obtido em 1988.