quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Desportos olímpicos XVI – Atletismo (Saltos – Salto com vara)

Imagem do Sitio do COI
O salto com vara teve origem no Continente Europeu, quando para cruzar os canais de água os homens utilizava varas, embora o objectivo naquela altura fosse o de chegar mais longe e não mais alto, embora dados históricos nos reportem a competições já na antiga Grécia.
As modernas competições de salto com vara apareceram nas Universidades no final do Século XIX e naqueles tempos os saltadores usavam varas de bambu com uma ponta afiada. As competições decorriam sobre relva, fixando a ponta afiada no solo (não eram permitidos buracos), saltando sobre a vara e caindo na relva.
Actualmente as varas são feitas de fibra de carbono ou fibra de viro, sendo que estas mudanças permitiram a diminuição do peso da vara e uma maior flexibilidade desta, reflectindo-se no avanço dos recordes estabelecidos.
Outra melhoria introduzida foi a da área de recepção. Até à década de 60, os atletas eram obrigados a cair numa em areia dura, o que originava muitas lesões e falta de confiança. Hoje, os atletas caem em colchões macios, o que também propiciou a sua evolução.
Nos Jogos Olímpicos de 1986 o recorde estabelecido foi de 3,20 metros, sendo somente uma competição destinada aos homens. A abertura às mulheres aconteceu somente nos Jogos de 2000.
Sergie Bubka, da Ucrânia é o actual recordista mundial com 6,14 metros, estabelecidos em 31 de Julho de 1994.Em femininos a recordista mundial é a russa Yelena Isinbayeva, com 5,06 m, estabelecidos em Zurique em 28 de Agosto de 2009 e ainda a aguardar homologação por parte da IAAF.