sábado, 22 de novembro de 2008

Desportos olímpicos III – Desportos Aquáticos


A Federação Internacional de Natação (FINA) foi fundada em 1908 como uma resposta pragmática ao um aumento de eventos desportivos internacionais, coroados pela realização dos Jogos Olímpicos. Na primeira Olimpíada moderna em 1896, foram realizadas três competições natação. Nos Jogos Olímpicos anteriores à realização da FINA tinham sido incluídas uma variedade de eventos incomuns, tais como natação submarina (1900), 200m obstáculo (1900) e o mergulho (1904).
As provas de natação utilizaram diversos meios para a sua realização como o oceano (1896), o Rio Sena (1900), e um pequeno lago, em St. Louis, E.U.A. (1904), antes de em Londres utilizarem uma pista de 100m.
Com a finalidade de unificar as regras e criar um fórum para as reuniões internacionais, os líderes dos oito países presentes (Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Hungria e Suécia) reuniram-se em 19 de Julho de 1908, no Hotel Manchester, em Londres, por ocasião dos Jogos da IV Olimpíada, e resolveram formar uma associação mundial de natação. As prioridade de decisões ou objectivos eram claros: unificar as regras para a natação, pólo aquático e mergulho.
Os desportos aquáticos compreendem as seguintes disciplinas olímpicas:Saltos Natação Natação Sincronizada Pólo aquático
Natação em Águas Abertas