terça-feira, 4 de novembro de 2008

Desportos olímpicos II – Andebol


Antigas formas de jogar andebol

O jogo precursor do andebol pensa-se que teve origem na Antiga Grécia, e era conhecido por “jogo da Ucrânia”, tendo sido descrito por Homero na Odisseia.
Andebol moderno

Andebol moderno apareceu no final do século 19. Tal jogo foi jogado na cidade dinamarquesa de Nyborg, em 1897. Os verdadeiros impulsos para o aparecimento de um desporto deste género emanaram da Dinamarca, Alemanha e Suécia.
Em plena guerra, em 1917, apareceu na Alemanha um novo jogo de equipa, imaginado pelo professor de Ginástica Feminina Wasc Heiser, embora o andebol, como desporto devidamente codificado, só tenha aparecido após a I Guerra Mundial. Atribuiu-se a sua criação aos alemães Hirschmann e Carl Schelenz, mas o Uruguai também reivindica para si a paternidade do andebol moderno.Este desporto terá sido “fundado” pelo professor de educação física António Valeta, criador de muitos outros jogos nacionais uruguaios e que pretendeu fazer com ele uma réplica do futebol, tendo-lhe dado o nome de balon.
O andebol estreou-se nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, jogando-se num campo de futebol com a vitória da Alemanha nazi no torneio masculino (o único). O andebol, na sua actual forma, estreou-se em Munique em 1972 e foi aberto à participação feminina em 1976.