segunda-feira, 25 de abril de 2011

Desportos olímpicos XXII– Atletismo (Lançamento – Dardo)

O dardo é uma “vara” com ponta em metal que tem um comprimento mínimo de 2.60 metros e um peso mínimo de 800 gramas para homens, e 2.20 metros e 600 gramas para as mulheres.
A pega, zona com cerca de 15 cm de comprimento, está localizado aproximadamente no centro de gravidade do dardo.
A prova do lançamento do dardo disputa-se na pista de atletismo, numa zona específica que compreende uma pista de balanço com 4 metros de largura e 30 a 36,5 metros de comprimento, assim como um sector para a queda. O lançamento é feito da pista de balanço, atrás de um arco de círculo traçado com um raio de 8 metros.
Os lançamentos são medidos desde o local onde a ponta metálica do dardo tocou no solo pela primeira vez, até à margem interna do arco, ao longo de uma linha que vai desde o local do contacto até ao centro do círculo do qual o arco faz parte e os atletas deverão permanecer na pista e não tocar na linha de lançamento.
O atleta tem de empunhar o dardo pelo encordoamento (pega) e tem de o lançar por cima do ombro.
Num concurso de lançamento do dardo cada atleta tem três tentativas, após as quais os oito atletas com melhores marcas têm direito a mais três ensaios pela ordem inversa da classificação. Vence a prova o atleta que obtiver o melhor resultado em qualquer uma das seis tentativas. Em caso de empate, desempata o segundo melhor resultado e assim sucessivamente.
Os recordistas mundiais são, em masculinos, Jan Zelezny da República Checa, que em Jena, no ano de 1996 alcanço a marca de 98,48 metros, e em femininos o recorde pertence á também checa Barbora Spotáková, que em 2008, em Estugarda, lançou o dardo a 72,28 metros.