domingo, 26 de abril de 2009

Desportos olímpicos XIV – Atletismo (Marcha Atlética)


A marcha atlética é uma disciplina do atletismo que se executa através de uma progressão de passos de forma a que o atleta esteja sempre em contacto com o solo, com pelo menos um dos pés.
A perna que avança tem de estar não flectida desde o momento do primeiro contacto com o solo até que se encontre na posição vertical.
A marcha atlética teve a sua primeira competição olímpica nos jogos de 1908, sendo que esta disciplina foi aberta à participação feminina nos jogos de 1992.
As provas olímpicas de marcha atlética são disputadas nas distância de 20 Km femininos e 20 Km e 50 Km masculinos, e disputam-se, normalmente, em circuitos na rua.
As regras determinam que os juízes terão de avisar os atletas que possam não estar a cumprir as regras e determinam que lhe seja mostrada um aplaca amarela. Quando é cometida uma infracção o juiz mostra um cartão vermelho e quando três juízes diferentes mostram cartões vermelhos ao mesmo atleta o juiz chefe desqualifica aquele.O recorde mundial nos 50km de marcha atlética pertence ao austríaco Nathan Deakes, com 3h35min47. Já nos 20km é do atleta do Equador Jefferson Pérez (1h17min21). Nos 20 km femininos o recorde é da russa Olimpiada Ivanova com 1h25min41.